André
Jo 1: 35 a 42
1/17/20251 min read
André era discípulo de João Batista, o que demonstra que ele tinha interesse a respeito do Messias.
Embora não seja citado com tanta frequência, ele participou de momentos marcantes na trajetória de Jesus, nos quais podemos perceber algumas características:
· Comprometimento: Jo 1:35, estava frequentemente com seu líder até então João Batista, bem como mesmo após a morte de Jesus (Lc 24: 33; At 1:13).
· Determinação: Jo 1:37 a 39, ao encontrar o Messias ele decide conhece-lo, sem medo e amarras.
· Obediente/Desprendido: Mt 4: 18 a 20, ao receber o chamado do Mestre, ele deixa tudo imediatamente.
· Interessado: Mc 13: 3 e 4, ele ouviu o discurso de Jesus e procurou saber mais.
· Atento as necessidades da igreja: Jo 6: 8 e 9, ele sabia que havia um menino com pães e peixes, a bíblia não nos informa como ele sabia disso, mas no momento que Jesus levanta o questionamento, e tem a informação.
· Direcionado por Jesus: Jo 12: 20 a 22, ele não se precipitou para tomar uma decisão (simples) por vontade própria, mas procurou saber o que Jesus queria, mesmo que tenha sido por medo, cautela ou submissão.
Após a ascensão de Jesus André seguiu para Jerusalém com os outros discípulos e a partir daí não traz mais informações a respeito dele, por isso, tudo que sabemos pós ascensão é com referência não canônica. Escritores cristãos, nos primeiros séculos do cristianismo, referem que o apóstolo André teria evangelizado a Ásia Menor e as regiões ao longo do Mar Negro, chegando até ao rio Volga.
Morreu por volta de 60 d. C., em Patras crucificado em uma cruz em forma de x (crux decussata), de acordo com sua vontade, pois não se achava digno de morrer da mesma maneira que o seu mestre.
Ainda na sua morte, vemos o legado do seu primeiro discipulador: João Batista, uma vez que ele repete a mesma atitude de inferioridade em relação a Cristo (Jo 1: 27)
